Histórias de uma visita no hospital
 
Nesta semana, no dia 5 de novembro, nós, da Hora Luterana, junto com o Instituto Doses de Amor, visitamos uma das unidades do hospital A.C. Camargo, em São Paulo. De forma geral, poderia dizer que realizamos uma visita de capelania hospitalar, passando por quatro andares do hospital e entregando pequenos mimos e livretes sobre esperança no enfrentamento do câncer aos pacientes. No entanto, cada visita tem sempre um significado muito maior.
 
Em cada leito, um universo particular:
Uma mãe com um olhar esgotado, mas com uma presença firme, sendo a força e o amor que sua jovem filha precisa para enfrentar o câncer.
 
Uma mãe solo, pedindo forças para vencer e continuar cuidando de seu filho pequeno, enquanto ainda precisa estar presente para sua própria mãe.
 
Uma jovem mulher lutando contra o câncer desde que seu filho tinha 8 meses e, agora, com ele aos 8 anos, ela pede a Deus que a permita vê-lo completar pelo menos 15 anos.
 
Uma senhora de quase 90 anos, acompanhada por seus dois filhos, que gostaria de fazer as unhas dentro do hospital (ela escondeu os “pezinhos” embaixo do cobertor, com vergonha de estar internada há tanto tempo e de não conseguir cuidar de sua aparência).
 
Uma jovem senhora que acabara de fazer uma cirurgia para retirada de um tumor, que me disse que aquela dor não importava. O que realmente a machucava era a saudade de sua mãe, que faleceu há menos de um mês. A doença e o luto reunidos em um só coração.
 
Uma senhora, recebendo medicação e já sem seus cabelos, nos disse: “Obrigada por se colocarem à disposição para nos visitar. É um trabalho muito bonito, e, quando eu sair daqui, quero me juntar a vocês nessa missão.” E muitos outros relatos.
 
Quantas histórias cabem dentro de um hospital? Quantos sentimentos, quantas dúvidas, medos e questionamentos se acumulam ali, em cada leito, em cada procedimento? Quantos familiares, amigos e acompanhantes aguentam firmes, com paciência, o peso da espera? E quantos ‘porquês’ se erguem em silêncio diante de Deus?
 
Diagnósticos são proferidos, mas, como cristãos, nossa missão é levar a Palavra de Deus, o consolo, o bom ânimo e a confiança em Jesus Cristo, em todos os momentos. Quando você faz uma doação para que a Capelania com Jesus chegue a um hospital, você permite que pessoas com histórias tão reais quanto a sua não estejam sozinhas.
 
Quando você apoia uma missão como essa, está dizendo a essas pessoas que, além daquele momento difícil, elas não estão desamparadas em suas angústias. E, mesmo quando encontramos pessoas fortalecidas em sua fé, saber que há outros intercedendo em oração por elas, e oferecendo uma palavra de reflexão, isso reconstrói perspectivas e muda vidas.
 

Faça parte dessa parceria, contribuindo para a Capelania Com Jesus de Natal, que levará a mensagem de esperança a mais de 130 hospitais até o Natal de 2024. Com a graça e bondade de Deus, esse programa já tem 15 anos de história, abraçando pessoas por meio da sua doação.

08 de nov de 2024