Para: terça-feira, 5 de julho de 2022
Texto: Zacarias 12.7-13.1
“Naquele dia, espalharei o espírito de bondade e de oração sobre os descendentes de Davi e sobre os outros moradores de Jerusalém.” (Zc 12.10)
Há momentos em que o desânimo toma conta da nossa vida. Na época do profeta Zacarias, o povo de Deus estava desanimado, pois a vida estava difícil e os impostos eram altos. Eles achavam que Deus estava longe deles, mas eles é que haviam se afastado de Deus.
Zacarias é conhecido como o profeta da esperança. Ele registrou o que Deus disse sobre um novo tempo de arrependimento e de esperança, conforme está escrito: “Naquele dia, espalharei o espírito de bondade e de oração sobre os descendentes de Davi e sobre os outros moradores de Jerusalém” (Zc 12.10).
O Espírito de Deus, por meio da Palavra de Deus, atinge o coração e a mente dos seres humanos e apresenta-lhes a lei e a graça de Deus. Essa experiência gera na alma pecadora do ser humano o conhecimento do pecado e da culpa e desperta tristeza e arrependimento. Quando nos arrependemos dos nossos pecados, recebemos uma nova vida consolidada na transformação, interior e exterior, realizada pela ação do Espírito Santo.
O maior presente é que, em Jesus, nossos pecados são perdoados e, pela fé em Cristo, recebemos a vida eterna. Jesus é a fonte de uma nova vida e, todos os que nele confiam, recebem a esperança de que Deus estará sempre com eles.
É comum desanimarmos e perdermos a esperança. Mas unidos a Jesus, em sua palavra, recebemos força para não desistir, mantendo-nos firmes na esperança de momentos melhores neste mundo e na certeza da vida eterna. Essa promessa trouxe novo ânimo para o povo na época do profeta Zacarias e traz uma nova disposição para nós hoje. Em Deus esperamos o melhor, pois ele está conosco todos os dias.
Oremos: Amado Pai, em ti temos a esperança de recebermos, de graça, a vida eterna que preparaste por meio da obra de Jesus, o nosso Salvador. Mantém-nos nessa esperança até o nosso último dia. Em nome de Jesus. Amém.