Para: quarta-feira, 6 de julho de 2022
Texto: Zacarias 14.1-9
“O Senhor Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de Senhor.” (Zc 14.9)
Um texto profético, como é o caso dos textos do profeta Zacarias, geralmente, nos coloca diante de uma perspectiva para o futuro. As profecias servem tanto para os ouvintes do profeta, em sua época, quanto para nós, hoje. Na época de Zacarias, o povo de Israel ainda estava se restabelecendo após anos de escravidão na Babilônia. Mas o entusiasmo de “voltar para casa” foi substituído pelo desânimo diante do desafio da reconstrução de Jerusalém. Por meio do profeta, Deus então revela o cuidado com seu povo, prometendo estar com ele, removendo a idolatria propagada pelos falsos pastores e fazendo prosperar o trabalho que estavam fazendo. Nada poderia ser maior do que a confiança na palavra e promessa divinas. Para o povo cansado e desanimado, Deus promete um bom pastor: “O Senhor Deus será o Rei do mundo inteiro. Ele será o único Deus, e todos o chamarão de Senhor” (Zc 14.9).
Olhando para Jesus, podemos ter a plena certeza de que ele é o Bom Pastor escolhido e enviado para ser o Rei do mundo inteiro. Jesus é o cumprimento de toda profecia bíblica. Naquela época Deus estava preparando o povo para a vinda do Messias. Hoje, Deus nos prepara para a volta de Cristo. Jesus continua nos fazendo olhar para o futuro, na perspectiva da vida eterna.
O povo de Deus sempre andará esperando a hora de “voltar para casa”, cumprindo o seu papel no mundo, preparando a vinda do Senhor Jesus. Pela fé, já colocamos em prática o que tem sido preparado no céu, amando os que nos cercam e testemunhando sobre esse Rei, que deu a sua vida pela humanidade. Que assim possamos viver e esperar. Vem, Senhor Jesus!
Oremos: Amado Pai, tu preparas um lugar maravilhoso para ser nossa morada. Ajuda-nos para que possamos nos preparar em fé verdadeira para, assim, voltar para casa, junto de Cristo. Amém.