Para: sexta-feira, 02 de dezembro de 2022
Texto: Efésios 1.3-14
“Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo.” (Ef 1.8-9)
Era o ano de 1521. Martinho Lutero voltava de uma reunião oficial com o Imperador Carlos V. Pela sua firmeza em defender o evangelho ele havia sido declarado “fora da lei”. Sua vida corria perigo. De repente, homens encapuzados pararam a carruagem e sequestraram Lutero. Medo e angústia certamente assaltaram o seu coração enquanto era levado à força para o castelo de Wartburg.
Mas logo um segredo foi revelado. Os sequestradores, na verdade, eram amigos com a missão de protegê-lo. Aquela cena fazia parte de um plano do príncipe para salvar a sua vida. O segredo revelado trouxe paz e grande alívio.
Neste mundo, vivemos cercados de perigos. Nossa vida é incerta e está sempre em risco. Angústia e medo são sentimentos comuns para nós. No entanto, tudo muda quando conhecemos um segredo. O apóstolo Paulo escreveu: “Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo” (Ef 1.8-9). Seu plano continua sendo salvar, por meio de Jesus, todas as pessoas de todas as nações e unir, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra.
No caso de Lutero, tudo mudou quando ele soube que seu “sequestro” era um plano de proteção. Em nossa vida, tudo muda quando Deus revela seu plano e nos permite confiar nele. Problemas, dificuldades e mesmo as rasteiras da vida têm outro sentido quando entendemos que “todas as coisas trabalham juntas para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8.28).
Portanto, quando você estiver diante de um momento que traga medo e angústia, confie em Deus. Ele está no comando. E certamente fará com que seu plano de salvação prevaleça, para o nosso bem e para a glória de Cristo.
Oremos: Pai amado, obrigado por teres planejado a nossa salvação e por revelares na Bíblia esse plano de amor. Faze-nos lembrar dele nos momentos de angústia, medo e dor. Por Jesus. Amém.