Publicado em: 16 de fevereiro de 2025
O valor de nossas ofertas

Para: domingo, 16 de fevereiro de 2025

Texto: Marcos 12.41-44

“Então chegou uma viúva pobre e pôs na caixa duas moedinhas de pouco valor.” (Mc 12.42)

Você já fez alguma oferta para Deus? O que Deus pensa das suas ofertas? No Evangelho de Marcos, capítulo 12, é narrado que Jesus estava no Templo observando as pessoas trazendo suas ofertas. Dentre todas que levaram sua oferta, Jesus elogia alguém que não receberia o elogio das demais. Vejamos o relato de Marcos: “Então chegou uma viúva pobre e pôs na caixa duas moedinhas de pouco valor. Aí Jesus chamou os discípulos e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos” (Mc 12.42-43).

Aos olhos humanos, quanto maior é a oferta, maior será a chance de receber um elogio. Mas Deus tem uma forma diferente de olhar. Ele conhece o coração humano e sabe exatamente quantas bênçãos derramou sobre cada pessoa. Ao explicar o elogio que fez à oferta da viúva pobre, Jesus disse: “Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver” (Mc 12.44). Aquela viúva ofertou com alegria e confiança, e os outros estavam ofertando sobras. Isso não quer dizer que Deus espera que ofereçamos nosso salário inteiro no altar. Mas ele espera que nossa oferta seja um ato de total confiança nele, que providencia tudo para nossa vida.

Muito mais do que prover o necessário para nossa vida, Deus ofereceu seu próprio Filho, Jesus Cristo, como oferta que cancelou os pecados de todos nós. Jesus deu tudo o que ele tinha para nos dar perdão de pecados. Sendo assim, diante de tanta bênção, somos chamados a ofertar com alegria e confiança. O valor de nossas ofertas para Deus será do tamanho de nossa confiança nele.

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelas bênçãos que derramas sobre minha vida. Molda meu coração e recebe minhas ofertas de gratidão. Obrigado pela salvação em Cristo. Amém.