Publicado em: 21 de fevereiro de 2025
Deus cuida de nós e nos dá esperança

Para: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Texto: Daniel 12.1-3

“Mas nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus.” (Dn 12.1)

Sabemos que tempos maus parecem não ter fim. Para alguns é a cada dia, para outros a cada semana e uns sofrem de vez em quando. Porém, todos estamos sujeitos a crises. Ouvir uma boa palavra em dias difíceis é o que nos mantém de pé, apesar de tudo. 

As pessoas do tempo do profeta Daniel estavam passando por situações complicadas. Elas eram escravas em terra estrangeira, não tinham casa e ainda sofriam perseguições. Alguns até foram jogados num forno quente para morrerem queimados, por se recusarem a reconhecer um rei como deus. 

O próprio Daniel sofreu. Ele foi atirado num buraco com leões para ser devorado, simplesmente porque ele orou para o seu Deus. Foi grande a angústia daquela gente. Mas foram maiores os salvamentos de Deus na vida daqueles seus filhos. Os três rapazes no forno não foram queimados e Daniel não foi devorado pelos leões.

Hoje, Daniel nos assegura que Deus vai continuar nos dando libertação, por pior que seja a crise. Deus não esconde a realidade e nem dá falsas esperanças. Sofrimentos sempre existirão e, às vezes, nem terão fim nesta vida. Por isso, a promessa dele vai para além da nossa existência terrena. “Mas nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus” (Dn 12.1). 

A esperança de um dia finalmente acabar com tudo o que acontece de ruim em nossa vida está em Jesus. Ele morreu, mas ressuscitou e agora promete ressuscitar para a vida eterna todos aqueles que têm o seu nome no livro de Deus, aqueles que creem em Jesus como seu Salvador. É essa esperança que nos preserva.

Oremos: Senhor Deus, não é fácil viver em meio ao sofrimento. Tira ou alivia as dores que passamos ou temos que passar e mantém em nós a esperança da ressurreição para a vida eterna. Pela tua graça, mantém o nosso nome no teu livro. Amém.