Para: domingo, 23 de fevereiro de 2025
Texto: Marcos 13.1-13
“Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras.” (Mc 13.7)
Uma das coisas que nos impressiona são grandes construções. Mesmo que só as vejamos pela televisão ou internet, elas nos fazem suspirar pela sua beleza e grandiosidade. Não foi diferente com os discípulos de Jesus. Eles ficaram empolgados com a imponência do Templo de Jerusalém.
Jesus aproveitou o entusiasmo deles para lhes dizer que toda essa beleza um dia deixaria de existir. É claro que os discípulos ficaram curiosos sobre quando isso aconteceria. Só que ao contrário do seu desejo, Jesus não lhes mostrou no calendário a data dessa destruição. Porém, ele falou de situações dramáticas que ocorreriam antes e durante a destruição de Jerusalém e do Templo. Haveria enganos, guerra, falta de alimentos, terremotos, perseguições, traições e ódio.
Jesus não esboça o plano de Deus, mas ele acalma seus filhos para que eles fiquem seguros e aos cuidados do Espírito Santo. Por isso é que ele diz: “Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras” (Mc 13.7). Jesus ainda lhes diz para não ficarem preocupados sobre o que falar, pois essa direção viria do Espírito Santo, que habita naqueles que creem em Jesus como seu Salvador.
O cenário envolvendo o Templo e os tempos difíceis que fizeram parte da destruição de Jerusalém foi usado por Jesus para nos lembrar de que um dia ele vai voltar. Como fez com os discípulos, ele não revela quando isso será, mas pede que fiquemos vigilantes. Enquanto isso, ele nos acalma dizendo: “Não tenham medo, não se preocupem, pois o Espírito Santo cuidará de vocês”. É ele quem nos prepara para o encontro com o Senhor Jesus.
Oremos: Senhor Deus, obrigado porque tua vontade para conosco é nos acalmar e seguir a nossa vida. Continua a fazer isso. Prepara-nos, com o teu perdão e a tua paz, para o encontro com o teu Filho Jesus. Amém.