Para: quinta-feira, 27 de março de 2025
Texto: Números 21.4-9
“Mas no caminho o povo perdeu a paciência e começou a falar contra Deus e contra Moisés.” (Nm 21.4-5)
O que é murmuração? Uma insatisfação, um descontentamento, uma revolta. O povo de Israel murmurou contra Deus e Moisés. Eles haviam se esquecido dos grandes milagres da libertação. Esqueceram as bênçãos durante a peregrinação no deserto. E o pior, desprezaram o maná dos céus, dizendo: “Já estamos cansados desta comida horrível” (Nm 21.5). Isso foi um grande desprezo da graciosa bênção de Deus. Foi uma blasfêmia.
Deus reage, mandando para o meio deles cobras venenosas que morderam e mataram muitos israelitas. O povo reconhece sua culpa e pede para Moisés orar a Deus para tirar as cobras venenosas do seu meio. Moisés ora, Deus o ouve e o orienta sobre como proceder: “Faça uma cobra de metal e pregue num poste. Quem for mordido deverá olhar para ela e assim ficará curado” (Nm 21.8).
Somos melhores do que eles? Quantas murmurações se levantam constantemente em nosso coração? Basta uma contrariedade aos nossos planos, uma doença, um desastre, um prejuízo, uma catástrofe, e sobem protestos, murmurações contra Deus e o próximo. Gostaríamos de ter menos dificuldades e sofrimentos. Quando perdemos a paciência diante das dificuldades, corremos o risco de perder a confiança em Deus.
Precisamos vigiar diariamente nosso coração corrupto e pronto a murmurar. Merecíamos o castigo e a morte eterna. Mas Deus intervém e convida a olhar para o Cristo crucificado, o abençoado sinal da salvação para todas as pessoas.
Para onde você está olhando? O recado é simples: deixe de olhar para as serpentes que atormentam sua consciência com culpa e sofrimento. Olhe para a cruz de Cristo, para o sinal da salvação e aceite o que ele lhe oferece: perdão, paz e salvação.
Oremos: Senhor, perdoa nossas murmurações e impaciência diante dos problemas da vida. Dá-nos coração alegre e agradecido e fortalece nossa confiança em Jesus, o Salvador. Amém.