Para: sábado, 11 de janeiro de 2025
Texto: Isaías 60.1-6
“A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do Senhor está brilhando sobre você, sobre você aparece a glória de Deus.” (Is 60.2)
Estamos a um dia de celebrarmos a festa da Epifania, data em que lembramos, de forma especial, que a luz do Senhor é para todos os povos e não apenas para os judeus. Portanto, o texto citado é uma ótima preparação para essa celebração, pois, “atraídos por sua luz… os povos do mundo virão” (Is 60.3).
O contraste entre luz e trevas constitui uma figura de linguagem bastante comum na Bíblia. A luz representa a comunhão com a santidade e o amor do Senhor. As trevas, a total separação da presença de Deus.
No livro do profeta Isaías, capítulo 59, versículo 10, o profeta mostra com clareza a perdição que as trevas trazem: “Andamos apalpando as paredes como se fôssemos cegos, como se não tivéssemos olhos, ao meio-dia tropeçamos como se fosse de noite”. Essa era a situação do povo de Israel no tempo de Isaías e essa também é a nossa situação por nascimento e por natureza. No entanto, “a luz do Senhor está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus” (Is 60.2). Para não permanecermos nas trevas, Deus bolou um plano. Ele enviou o seu filho, Jesus Cristo, que certa vez disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).
Enquanto muitos ainda estão imersos nas trevas, a luz da glória de Deus, Jesus, brilha sobre você. Por isso, vamos agradecer “com alegria, ao Pai, que nos tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo. Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados” (Cl 1.13).
Oremos: Senhor Deus, graças te dou pela luz de Cristo. Faz de mim um reflexo de tua luz para todos. Em nome de Jesus, meu Senhor. Amém.