Para: sábado, 26 de novembro de 2022
Texto: 1Coríntios 1.3-9
“Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!” (1Co 1.3)
Quem já acompanhou o concurso de Miss Universo talvez já tenha ouvido falar do fato de que, ao serem perguntadas sobre seu maior sonho, as eleitas parecem trazer a resposta na ponta da língua. A resposta que se tornou padrão é: “Meu sonho é a paz mundial”.
Mesmo que isso tenha virado até piada para alguns, o sonho de vivermos num mundo sem guerras e sem conflitos é um sonho muito desejável. John Lennon, na famosa música “Imagine”, já cantava: “Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz. Você pode dizer que eu sou um sonhador. Mas eu não sou o único. Espero que um dia você se una a nós”.
Há dois mil anos, ao escrever para os cristãos da cidade de Corinto, o apóstolo Paulo iniciou a sua carta expressando esse mesmo sonho e desejo. Mas Paulo o fez em forma de testemunho de fé, orando: “Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, estejam com vocês!” (1Co 1.3).
O fato é que todos nós necessitamos de paz. Desde a queda em pecado vivemos num mundo cada vez mais turbulento. O relacionamento do ser humano com Deus, com o próximo e até consigo mesmo tem se degradado progressivamente. Conflitos, medos, ansiedades, depressão, tudo isso afeta o nosso espírito e tira a paz de nosso coração.
Mas a paz que o apóstolo Paulo anuncia é uma paz profunda e duradoura, que responde por um nome: Jesus Cristo. E é o próprio Jesus quem nos promete e convida: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (Jo 14.27). No Salvador Jesus o sonho da paz se torna realidade. Uma paz que vem acompanhada do amor, perdão e vida eterna.
Oremos: Bondoso Deus, vivemos tempos de angústia e aflição. Conflitos, discórdias e preocupações teimam em abalar a nossa vida. Envia teu Espírito Santo para que o Príncipe da Paz, Jesus Cristo, viva em nosso coração, trazendo-nos a paz. Amém.