Para: terça-feira, 29 de dezembro de 2020
Texto: 1Reis 3.4-15
“Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Rs 3.9)
Você se considera uma pessoa sábia? O que torna alguém sábio? Deus apareceu em sonho a Salomão e permitiu que ele escolhesse o que quisesse, e isso lhe seria dado. Salomão poderia ter pedido vida longa e riquezas. Mas Salomão pediu sabedoria: “Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Rs 3.9).
A sabedoria de Salomão foi percebida em um caso muito difícil de ser solucionado. Duas prostitutas apresentaram-se diante dele com uma queixa. As duas moravam juntas e tiveram filhos. Uma delas, durante o sono, deitou-se por cima de seu filho e, ao perceber que ele estava morto, trocou-o pelo filho da outra mulher. Essa, ao perceber a troca, protestou, e as duas mulheres acabaram diante de Salomão.
Diante do impasse, Salomão pediu que a criança fosse dividida ao meio por uma espada e que cada uma das mulheres ficasse com metade da criança. Com essa atitude ousada, Salomão descobriu qual das mulheres era de fato a mãe da criança viva, que preferiu que o seu filho ficasse com a outra mulher, em vez de ser morto.
“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor” (Pv 1.7). A verdadeira sabedoria é encontrada na Palavra de Deus. Nela temos a melhor orientação para, nas diferentes situações da vida, optarmos pelo caminho do bem.
A sabedoria de Deus aponta para Jesus Cristo que, por meio do seu sacrifício na cruz do Calvário, redimiu a humanidade pecadora. A mensagem da cruz parece loucura para os sábios conforme o mundo, mas é nela que se revela a incomparável sabedoria de Deus.
Oremos: Ó Deus, que eu busque em tua Palavra a verdadeira sabedoria e permaneça firme na fé em Jesus. Amém.