Para: quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
Texto: Salmo 146
“Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor!” (Sl 146.1)
Toda ação gera uma reação. É isso o que aprendemos desde muito cedo. Normalmente, quando somos bondosos e caridosos geramos uma boa reação, seja através de um agradecimento ou um bom gesto em resposta. Quando agimos de maneira maléfica, normalmente recebemos uma reação no mesmo sentido. Se olharmos a partir da lógica humana, isso se mostra bem evidente. Porém, será que no relacionamento com Deus é assim?
Olhando para a Palavra de Deus veremos que não. Deus não usa a mesma lógica. Por mais que nós, seres humanos pecadores, demos diariamente todos os motivos para Deus reagir de maneira má, punindo-nos por todas as ações, palavras e pensamentos maus que temos, ele não nos trata assim.
A reação de Deus em relação às nossas más ações é diferente. Ele, em vez de punição, traz perdão, salvação e nova vida. E tudo isso por causa do que Cristo fez por nós e em nosso lugar. Pelo sacrifício de Jesus na cruz e pela sua vitória na Páscoa, temos a certeza de que Deus não nos trata como merecemos segundo a lógica humana. Em vez de punição e condenação, Deus reage de maneira diferente em sua graça e perdão.
E é essa reação bondosa de Deus em nosso favor que nos faz dizer com o salmista: “Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor!” (Sl 146.1). Conscientes da ação amorosa de Deus em nos manter, sustentar e nos dar salvação em Jesus, somos levados a reagir em louvor, em amor, em boas ações. Tudo o que somos e temos vem de sua mão e por isso queremos louvá-lo com as nossas ações e reações, com as nossas palavras e gestos, enfim, com todo o nosso ser.
Oremos: Bondoso Deus, agradeço-te por reagires bondosamente com a tua graça e perdão perante as minhas ações que te desagradam. Permite-me também, diante do teu amor, reagir louvando-te com toda a minha vida. Por Jesus. Amém.