Para: Segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Leia em sua Bíblia: Romanos 14.1-12
“Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou.” (Rm 14.3)
Nos últimos anos é crescente o número de pessoas que abrem mão de comer diversos alimentos. Muitos fazem isso por questões estéticas. Outras pessoas, por questões de saúde. Ainda há outros que o fazem na tentativa de frear o consumo de alimentos muito processados.
Porém, além desses casos ainda existem as pessoas que abrem mão de certos alimentos por questões religiosas. O apóstolo Paulo escreveu sobre isso aos cristãos romanos. Havia entre eles pessoas que não comiam certos tipos de comida. Elas acreditavam que isso as tornava agradáveis a Deus.
O apóstolo deixou claro que não é o que se come ou o que se deixa de comer que torna uma pessoa aceitável a Deus. Por isso ele escreveu: “Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verdura e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou” (Rm 14.3).
Deus não aceita ninguém pelo que a pessoa faz. Todos são aceitos por Deus pelo que Jesus fez. Jesus veio para cumprir perfeitamente aquilo que o ser humano não podia cumprir. Jesus torna livres aqueles que o seguem. Paulo escreveu que “se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivermos como se morrermos, somos do Senhor” (Rm 14.8).
Jesus veio para trazer liberdade. Por meio dele o cristão é livre para viver. Essa liberdade se reflete nas ações amorosas em favor do próximo. Não mais julgando, mas fazendo de tudo para honrar ao Senhor que graciosamente nos aceitou.
Oremos: Jesus, tu vieste ao mundo e trouxeste a liberdade para mim. Ajuda-me a usá-la com responsabilidade e desperta em mim o prazer em honrar-te e louvar-te em cada um dos meus atos. Amém.