Publicado em: 01 de fevereiro de 2025
Agir com amor para ninguém cair

Para: sábado, 01 de fevereiro de 2025

Texto: 1Coríntios 8.1-13

“Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado.” (1Co 8.9)

Induzir alguém ao erro é desagradável, além de ser pecado. Nossas atitudes induzem as pessoas ao erro, quando o nosso exemplo não é compatível com a orientação da Palavra do Senhor. Isso demonstra falta de amor pelo outro. Nem sempre usamos a sabedoria e o amor para não escandalizar pessoas mais fracas ou ingênuas. Como estão nossos relacionamentos? Todos nós desejamos influenciar nossos conhecidos com atitudes bondosas.

O apóstolo Paulo pode nos ajudar com as orientações de Deus, que nos ensina a agir com amor para que ninguém tropece. Na Primeira Carta aos cristãos de Corinto, no capítulo 8, Paulo trata de um dilema na igreja daquele local. De um lado, havia aqueles que não viam problemas em comer os alimentos oferecidos aos ídolos. Paulo reconhece que, de fato, os ídolos não são nada, pois há um único Senhor, de quem são todas as coisas, e um Senhor Jesus Cristo (1Co 8.6). Mesmo assim, Paulo orienta as pessoas dizendo: “Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado” (1Co 8.9). Paulo lembra que ninguém deveria ser motivo de escândalo para outros, por isso a liberdade deveria levar em conta a consciência do outro. 

Nossas atitudes devem ser pautadas pelo amor de uns para com os outros. Jesus voluntariamente deixou-se privar da liberdade e morreu em nosso lugar para nos libertar do poder do pecado e da morte eterna. A partir desse amor, somos impulsionados a usar a nossa liberdade com sabedoria para viver em amor com nosso próximo. Isso certamente fará uma grande diferença em nossos relacionamentos. 

Oremos: Querido Jesus, quero te servir. Não permitas que eu contribua negativamente para a vida das pessoas. Mas, com muito amor, ajuda-me a estabelecer bons relacionamentos com todos. Amém.