Para: sábado, 13 de agosto de 2022
Texto: Romanos 11.25-32
“Pois Deus fez com que todos se tornassem prisioneiros da desobediência a fim de mostrar misericórdia a todos.” (Rm 11.32)
Será que existem pessoas que levam vantagem em relação às outras diante de Deus? Uma pessoa muito boa, que sempre fez o bem, que ofertou muitos dos seus bens para ajudar os necessitados, será que ela está em melhores condições diante de Deus, comparada com aqueles que vivem de maneira desregrada, são egoístas e que vivem como se Deus não existisse? Seguindo a lógica humana, baseada nos méritos, diríamos que sim. Contudo Deus vê o ser humano de modo diferente e quer nos mostrar que todas as pessoas dependem da sua misericórdia. O apóstolo Paulo escreveu: “Pois Deus fez com que todos se tornassem prisioneiros da desobediência a fim de mostrar misericórdia a todos” (Rm 11.32).
Uma ilustração que Deus usa para nos explicar isso está no texto bíblico de Romanos. O ponto de comparação está entre judeus e não judeus. Os judeus são o povo eleito de Deus da antiga aliança, que recebeu seus mandamentos e a promessa do Salvador. Em contrapartida os não judeus, chamados de gentios, não faziam parte do povo eleito e estavam distantes de Deus. Essa carta foi endereçada aos cristãos de Roma, formada na sua maioria por cristãos não judeus. Por isso o apóstolo logo os orienta, dizendo que eles estavam longe de Deus, mas Deus foi misericordioso e os trouxe para dentro do seu povo pela fé em Jesus. Do mesmo modo, os judeus que agora estão longe da graça de Deus, por não confiarem no Cristo Salvador, também são buscados pela misericórdia de Deus.
Ou seja, todos os seres humanos estão na condição de pecadores e todos, igualmente, dependem do amor de Deus. Por isso, não julgamos ninguém, pois estamos todos no mesmo barco, mas nos animamos na fé para estarmos juntos no santo povo de Deus.
Oremos: Misericordioso Deus, agradecemos-te por teres feito de nós teus filhos e herdeiros. Que a tua misericórdia alcance os que estão distantes de ti. Amém.