Publicado em: 12 de maio de 2024
Amados com um amor que parece de mãe 

Para: domingo, 12 de maio de 2024
Texto: João 16.23-33 – DIA DAS MÃES 

“O próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus.” (Jo 16.27) 

No Dia das Mães, a leitura bíblica do Evangelho de João, capítulo 16, nos fala sobre Deus Pai. Ninguém deveria esperar um texto bíblico em que Deus é chamado de “mãe”, porque esse texto não existe. Na Bíblia, Deus até se compara com a mãe que consola o filho (Is 66.13). E Jesus, em Lucas, capítulo 15, ao aceitar os perdidos, compara o que ele faz com o que faz uma mulher que procura uma moeda que se perdeu. Mas Deus não se apresenta como “mãe” e, na Bíblia, ninguém se dirige a ele em termos de mãe. Precisamos respeitar esse uso e chamá-lo de Pai. 

Deus é Pai. Porque ele deu origem a tudo? Sim, mas especialmente porque ele tem um Filho, que é Cristo. O Pai nos ama. Mas ele faz isso antes de tudo porque ele ama o seu Filho Jesus. No Evangelho de João, capítulo 10, Jesus diz: O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez” (Jo 10.17) 

Em João 16, Jesus diz: “O próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus” (Jo 16.27). Sim, o Salvador diz que o Pai nos ama porque nós amamos Jesus e cremos que ele veio da parte de Deus. E esse é o segredo da coisa: amar Jesus e crer nele. Quem crê em Jesus e, assim, está em Cristo”, esse só pode ser amado pelo Pai, porque o Pai ama o Filho e aqueles que amam o Filho de Deus. 

Jesus nos ama. Unidos com Jesus, pela fé, temos paz e temos vitória sobre o mundo. Mas o próprio Pai também nos ama. Ele nos ama em Jesus. Mas como o Pai nos ama? O texto de João apresenta duas coisas: no atendimento às nossas orações e ao tornar a nossa alegria completa. Sempre “em Jesus”. Por isso o “nome” de Jesus é tão importante. Pedimos ao Pai em nome de Jesus. 

Deus não é chamado de mãe, mas o que ele faz, em Cristo, pode ser comparado com o amor de mãe. É assim todos os dias e também no Dia das Mães. 

Oremos: Ó Deus Pai, obrigado pelo amor, o amor das mães e o teu grande amor também. Em nome de Jesus. Amém.