Para: sexta-feira, 17 de abril de 2020
Texto: Atos 4.32-35
“Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.” (At 4.32)
Vivemos em uma época em que cada conquista, cada realização material é muito comemorada. Também vivemos um tempo em que pessoas passam fome e precisam de itens básicos para a subsistência. O que fazer, então?
Os seguidores de Jesus, no início da era cristã, deram um bom exemplo. Em Atos 4.32 lemos que “todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham”. Salvos pela ação de Jesus, eles chegaram à conclusão de que tudo o que tinham não era somente deles. Fácil entender, difícil praticar. Nós recebemos todos os bens que temos com a bênção de Deus, para o nosso benefício e do próximo. Tudo é de Deus, mas o nosso pecado nos faz egoístas, e pensamos que tudo é apenas nosso.
A desigualdade à nossa volta é muito grande. Pessoas passam fome, moram nas ruas, vivem dos restos. Muitas delas são invisíveis aos olhos da sociedade. Mas essa situação é uma oportunidade que temos de mostrar a ação de Deus na vida das pessoas. O texto de Atos dos Apóstolos diz exatamente isso: que ninguém passava necessidade entre os seguidores de Jesus. Ou seja, um ajudava o outro com os seus bens, para que todos pudessem ter o mínimo, o básico para comer e viver.
Somos convidados a refletir sobre a nossa ação na vida do próximo. Podemos fazer isso de forma organizada, por meio de igrejas e organizações que prestam esse serviço. Em conjunto, assim como os primeiros seguidores de Jesus. Mas também podemos fazer isso individualmente, em nossa rua, em nosso bairro e em nossa cidade. Sempre haverá pessoas a quem podemos ajudar, para que o amor de Deus seja praticado e oferecido por meio de nossas ações.
Oremos: Senhor Deus, obrigado por tudo o que tenho. Usa-me para saciar a fome e as necessidades do meu próximo. Por Jesus Cristo. Amém.