Publicado em: 05 de setembro de 2022
Aquele que olha o coração 

Para: segunda-feira, 05 de setembro de 2022
Texto: 1Samuel 16.1-13 

“Mas o Senhor disse: — Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” (1Sm 16.7) 

Vivemos em tempos de uma supervalorização da imagem. Nesta sociedade do espetáculo, imagem é tudo. Nem sempre importa quem realmente somos ou o que está em nosso coração. Perigosamente, podemos estar vivendo uma vida de aparências. Por detrás do sorriso perfeito na rede social pode haver um coração vazio. Por detrás de riquezas e luxos pode haver um coração empobrecido de amor. 

Se a sociedade do espetáculo valoriza apenas a imagem, precisamos nos lembrar daquele que tem um olhar que vai além das aparências. Quando o profeta Samuel foi enviado à casa de Jessé para ungir o novo rei que seria escolhido por Deus, Samuel logo viu Eliabe e imaginou que este seria o escolhido. É bem provável que Eliabe, filho de Jessé, tenha passado a Samuel uma ótima imagem, digna de um rei. Mas o olhar de Deus foi além do olhar do profeta. E, por isso, ele disse assim: “Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1Sm 16.7). 

Dentre todos os filhos de Jessé, Deus escolheu o caçula, Davi, o qual foi ungido por Samuel. Seus irmãos poderiam até ter uma imagem mais digna de um rei, mas Deus olhou para o coração dos filhos de Jessé e reconheceu em Davi o novo rei. 

 Ainda hoje Deus olha para o coração. Ele sabe quem realmente somos e o que existe por debaixo das aparências. Ele conhece todas as nossas culpas, pecados e erros. Ele conhece todas as nossas dores, aflições e medos. Diante de tudo isso, somos convidados a voltar para ele em arrependimento, sedentos do perdão que há no nome de Jesus, e a nos confortarmos ao saber que o Senhor nos conhece por completo. 

Oremos: Senhor, vai até o mais fundo do nosso coração. Perdoa os pecados, consola nos sofrimentos e fortalece-nos na fé em Jesus. Em nome dele. Amém.