Publicado em: 04 de fevereiro de 2025
Atitudes e confiança

Para: terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

Texto: Atos 21.17-26

“Quando chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam com muita alegria.” (At 21.17)

“Quando chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam com muita alegria” (At 21.17). Essa foi a constatação feita por Lucas quando ele, o apóstolo Paulo e outros chegaram à cidade de Jerusalém. Ser recebido com alegria talvez seja a melhor recepção que alguém pode ter. É gratificante perceber que palavras, gestos e ações a nosso favor são frutos da alegria que alguém demonstra em nos receber. 

Mas nem todos receberam a comitiva dessa maneira. Ao lermos o livro de Atos percebemos que, na mesma cidade, Paulo foi duramente rejeitado e alguns planos foram tramados para tirar a vida do apóstolo. Diante desse contraste, podemos nos perguntar: O que causou alegria e ódio à figura de Paulo? Será que ele tentou agradar a uns e desprezar outros? Pelo contrário, Paulo anunciou uma só mensagem: que Jesus Cristo é o Salvador de todos e que ele nos leva ao arrependimento. Paulo trouxe a toda a cidade uma mensagem de paz e perdão. Mas o resultado foi alegria de uns e ódio de outros. Muitos creram e confiaram na mensagem, outros a rejeitaram e se incomodavam profundamente com quem a anunciava.

E você? Qual é sua reação ao receber a mensagem sobre Jesus? Não é fácil ouvir esta mensagem: “Reconheça que você comete erros, que você é um pecador. Creia e confie em Jesus Cristo como seu Salvador”. Qual sua postura diante disso? Por meio da própria ação de Deus, ele abre nossa mente e nosso coração para crermos nele. Ele nos faz compreender o seu grande amor por nós, revelado na cruz. Dessa forma, podemos nutrir atitudes de alegria ao testemunharmos da grandeza do amor de Deus pelo mundo.

Oremos: Querido Jesus, obrigado por me levares a crer em ti e por me fazeres ouvir a tua mensagem de amor e perdão. Concede-me um puro coração para que minhas atitudes revelem o teu amor ao mundo. Em teu nome. Amém.