Para: quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Texto: Salmo 80.7-19
“Faze com que prosperemos de novo, ó Senhor, Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos.” (Sl 80.19)
O Salmo 80 compara o povo de Israel com uma parreira que foi trazida do Egito e que foi plantada em terra estrangeira (Canaã), onde criou raízes. Seus ramos cresceram dando sombra e se estendendo a outras regiões, ou seja, por causa do seu crescimento como povo, foram conquistando outras nações. O Salmo fala de raízes, sombras e ramos, mas não fala de frutos.
Quando Deus veio buscar frutos do seu povo, “esperava que as parreiras dessem uvas boas, mas deram somente uvas azedas” (Is 5.2), ou seja, as pessoas somente produziam frutos para elas mesmas, adoravam deuses falsos e não tinham frutos para o Deus verdadeiro, que tinha feito tudo por elas. O profeta Oseias abordou a situação desta maneira: “Quanto mais ricos ficaram, mais altares construíram; e, quanto mais a nação progredia, mais colunas do deus Baal foram levantadas” (Os 10.1). Como consequência, o Salmo diz, a respeito da parreira – o povo de Israel -, que “os inimigos a cortaram e queimaram” (Sl 80.16).
Quantas vezes isso já aconteceu conosco? Deus nos fez prosperar, crescer e nós somente pensamos em nosso bem e nos esquecemos de Deus e do nosso próximo. As consequências são catastróficas e nós sabemos disso.
Mas nem tudo está perdido. O salmista mostra a saída, pois ele pede: “Faze com que prosperemos de novo, ó Senhor, Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos” (Sl 80.19).
É disto que precisamos: do perdão de Jesus, pois ele é a videira e nós somos os ramos (Jo 5.15) que precisam ser podados de todo o pecado para que possamos produzir cada dia melhores frutos para o nosso bem-estar e do nosso próximo.
Oremos: Bondoso Deus Todo-Poderoso, tem misericórdia de nós e faze com que possamos prosperar como povo escolhido e sermos salvos, mantém-nos sempre unidos a ti para que possamos produzir bons frutos. Amém.