Para: sábado, 14 de dezembro de 2024
Texto: Tiago 5.7-11
“Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha.” (Tg 5.7)
Esperar é uma tarefa difícil. A impaciência e a ansiedade muitas vezes nos consomem. É desafiador aguentar filas, enfrentar congestionamentos, aguardar uma entrega. Queremos tudo agora ou, como se diz popularmente, queremos tudo para ontem.
Mas em relação à nossa espera pela vinda de Jesus Cristo, será que também já cansamos de aguardar? A Palavra de Deus nos diz que o nosso Senhor Jesus virá sem demora e que esta vinda será repentina. Ninguém sabe nem o dia nem a hora. O que nos cabe, como cristãos, é vigiar e estar de prontidão para quando esse dia chegar.
Porém, com o passar do tempo, temos a tendência de esquecer esse fato tão importante e perder a paciência enquanto esperamos. É exatamente quanto a isso que Tiago nos alerta. Ele escreveu: “Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha” (Tg 5.7). É de suma importância que não desistamos dessa espera e que nos mantenhamos alertas aguardando a segunda vinda de Cristo. Mas, como fazer isso? Como ser paciente, esperando por um dia que parece nunca chegar?
Em primeiro lugar, podemos olhar para o próprio Jesus. Ele, antes de subir ao céu, disse que estaria conosco todos os dias, “até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Sim, ele está conosco, levando-nos em frente com seu poder, dando-nos forças para resistirmos firmes enquanto aguardamos.
Lembremos também do grande prêmio reservado para aqueles que ficarem firmes até o final. Pela fé em Jesus, teremos eterna felicidade nos céus, desfrutando da presença gloriosa de Cristo.
Eis aí grandes motivos para seguirmos firmes, aguardando com paciência e firmeza a segunda vinda do Senhor.
Oremos: Senhor Jesus, dá-me forças para permanecer firme em ti até o final. Perdoa-me por minha impaciência e ajuda-me em minha fraqueza. Em ti confio e em teu nome oro. Amém.