Publicado em: 23 de março de 2025
Casa de oração

Para: domingo, 23 de março de 2025

Texto: João 2.13-22

“Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!” (Jo 2.16)

Um casal chega em casa e encontra tudo bagunçado, seus três filhos haviam espalhado brinquedos por toda a casa e desorganizado tudo. Os pais, em um tom mais severo, mostram aos seus filhos a bagunça e pedem que organizem a casa, pois somente uma casa organizada pode funcionar. Os pais não fazem isso por ódio, mas por amor, para que todos possam viver em harmonia no lar.

Assim como o pai e a mãe zelam pela organização da vida em família, assim também Jesus fica preocupado ao entrar no Templo, na casa de seu Pai. A casa de Deus é o lugar onde o seu povo é acolhido pelo Senhor nas orações e necessidades. No entanto, no tempo de Jesus, a casa estava bagunçada, havia barulho de comércio onde deveria haver vozes em oração. Jesus então dissolve o comércio com um tom severo, como os pais falando com seus filhos bagunceiros. Ele diz: “Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!” (Jo 2.16).

Assim como no Templo, Jesus quer que, na família dele, todos encontrem harmonia e sejam acolhidos em amor. Para trazer paz e ordem para a nossa vida, Jesus precisou carregar aquilo que nos aflige e desorganiza tudo: o pecado. Jesus morreu na cruz para reconstruir a nossa vida. Ele destruiu o pecado, morrendo por nós, e no terceiro dia ressuscitou. O templo, que era o seu próprio corpo, foi reconstruído para que nele encontremos acolhimento, paz e harmonia. Como ele mesmo prometeu: “Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!” (Jo 2.19).

Jesus quer transformar a sua vida. Deixe que ele entre na sua casa e habite no seu coração. Com o perdão ele traz a paz e, por seu grande amor, ele nos dá vida em abundância. Uma casa com filhos sempre terá coisas para arrumar, mas a casa com Jesus é uma promessa de paz, alegria e vida eterna.

Oremos: Querido Jesus, cuida de mim e da minha família. Abençoa-nos para que tenhamos entre nós perdão, paz e amor. Em teu nome oramos. Amém.