Para: terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Texto: Êxodo 34.29-35
“Quando Moisés desceu do monte Sinai, carregando as duas placas da aliança, o seu rosto estava brilhando, pois ele havia falado com Deus. Mas ele não sabia disso.” (Êx 34.29)
A Bíblia nos conta que “Quando Moisés desceu do monte Sinai, carregando as duas placas da aliança, o seu rosto estava brilhando, pois ele havia falado com Deus” (Êx 34.29). Quando o artista Michelangelo esculpiu uma estátua retratando Moisés, utilizou a versão da Bíblia em latim, o que era normal para a época dele. A estátua apresenta um detalhe que surgiu com um problema de tradução do texto bíblico de Êxodo 34: uma palavra no texto original em hebraico poderia ser traduzida como “raio de luz” ou “chifre”. Confundindo os dois significados, em vez de traduzir a palavra por “brilhando”, colocaram que o rosto de Moisés “tinha chifres”. E assim ficou a estátua de Moisés: com dois chifres na cabeça.
A verdade é que, depois de ter falado com Deus, Moisés metia medo. Não pelos supostos “chifres”, mas porque “seu rosto estava brilhando”. O seu rosto resplandecia por ter ficado perto do Criador. Isso aconteceu no monte Sinai, mas também acontecia a cada vez que ele entrava na Tenda Sagrada ou no tabernáculo para conversar com Deus. A luz não era própria, mas era reflexo do brilho da glória divina.
O reflexo da luz de Deus no rosto de Moisés provocava medo até no irmão dele e no restante do povo. Medo porque eram pecadores e estavam diante da presença do santo e poderoso Deus. Em outras palavras, eles sabiam que com Deus não se brinca.
Quando estamos em contato com Deus através da sua Palavra, não ficamos com o rosto brilhando e as pessoas não notam que estivemos perto do Criador. No entanto, nossa vida adquire sentido e esperança e o brilho de Deus nos ajuda a sermos luz para outras pessoas. Por causa de Jesus e do que ele fez por nós, já não temos medo, mas respeito e admiração pelo Criador.
Oremos: Senhor Todo-Poderoso, contagia nossa vida com o teu perdão e a tua glória para que possamos ser luz na vida daqueles que estão perto de nós. Em nome do Salvador Jesus. Amém.