Para: segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Texto: Mateus 5.13-16
“Para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” (Mt 5.16)
Vivemos num contexto social bastante difícil. Os índices que medem a qualidade de vida das pessoas, em média, têm caído bastante. A quantidade de pessoas com doenças físicas e, principalmente, emocionais tem aumentado significativamente. Desemprego em alta e um crescente empobrecimento populacional são alguns dos graves problemas que afetam o dia a dia da maioria da população em quase todos os países. Em meio a essa realidade, Jesus conclama os cristãos a serem sal para a humanidade e luz para o mundo. Ou seja, a vida de todos os cristãos tem um propósito e, como podemos ver, trata-se de um propósito de vida e amor.
Na época de Jesus não era muito diferente. Além dos problemas sociais, que também afetavam o dia a dia das pessoas causando sofrimento e dores, a maioria das pessoas desconhecia a bela notícia do amor de Deus, que transforma vidas e realidades. Justamente em função disso, Jesus disse: “Vocês são o sal para a humanidade. Vocês são a luz para o mundo” (Mt 5.13-14). E, para quê? Jesus explicou, ao dizer: “Para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 5.16). Então, seremos sal e luz quando fazemos coisas boas. E queremos fazer coisas boas em decorrência da fé que Deus nos deu, quando nos convidou a viver o amor.
É justamente o amor de Deus, manifestado visivelmente na pessoa de seu filho Jesus Cristo, que tem o poder de curar, consolar, animar e produzir vida. E o bom é que Deus nos convida a fazer isso juntamente com ele, ou seja, fazer “coisas boas” que façam bem às pessoas de tal forma que percebam que é muito bom estar com e em Deus.
Oremos: Querido Deus, obrigado pelo dom da fé e por nos convidares a sermos teus cooperadores na difusão de tua mensagem de amor. Em nome de Jesus. Amém.