Para: sábado, 17 de dezembro de 2022
Texto: Romanos 16.25-27
“Ele pode conservar vocês firmes na fé”. (Rm 16.25)
A Carta aos Romanos é sem dúvida um dos livros mais importantes de toda a Bíblia, pois nos revela como a fé tem um papel fundamental na nossa salvação e no nosso relacionamento com Deus. Pelos nossos pecados, merecemos a condenação e o castigo de Deus. Pela fé em tudo que Jesus fez, ele nos perdoa e estabelece um relacionamento de amor e cuidado conosco. Diante de tamanho tesouro, a pergunta natural que se coloca é: como permanecer firme na fé?
O texto do final da carta de Paulo nos ajuda. A primeira coisa que Paulo recomenda é: “Louvemos a Deus! Pois ele pode conservar vocês firmes na fé” (Rm 16.25). O louvor tem papel fundamental e central no permanecer firme na fé. Quando louvamos, reconhecemos que Deus é o centro de tudo e que tudo e todos dependem dele. Quando louvamos, rememoramos e celebramos os feitos bondosos e graciosos de Deus pelos fiéis do passado, o que nos dá coragem para enfrentar o futuro. Quando louvamos, tiramos o foco de nós mesmos e olhamos e esperamos em Deus. Isso fica claro quando o apóstolo não diz simplesmente “fiquem firmes”, mas “Deus pode conservar vocês firmes”. Deus tem esse poder e essa possibilidade. Por isso precisamos estar sempre com ele.
Paulo também faz uma relação muito bonita dessa firmeza da fé com o evangelho de Jesus Cristo. Podemos nos lembrar da comparação que o próprio Jesus fez, dizendo ser ele a videira e nós os ramos. Com ele, recebemos a força necessária para seguir firmes. Longe dele, secamos e fraquejamos na fé. Permanecemos firmes na fé quando estamos conectados com Jesus, que é aquele que nos perdoa, nos reanima e nos fortalece.
Oremos: Querido Deus, muitas vezes nós nos sentimos fracos e limitados na nossa fé. Queremos ter uma fé forte e firme e é isso que pedimos a ti. Por Jesus, nosso Salvador. Amém.