Para: domingo, 21 de abril de 2024
Texto: 1João 3.1-3
“Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos.” (1Jo 3.1)
Quem foi Tiradentes? Tiradentes é considerado patrono cívico do Brasil. Ele é considerado um herói nacional. O seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, mas foi chamado Tiradentes porque aprendeu com seu tutor, tio e padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista, e que o acolheu após a morte de seus pais. Tiradentes foi também tropeiro, minerador, comerciante e militar. Mas o que se lembra dele é que a sua memória e o seu trabalho estão ligados à política e ao civismo do povo brasileiro.
Como você quer ser lembrado? Apenas como uma pessoa que existiu nesta Terra? Como um mero cidadão do seu município? Ou quer deixar algo marcante para que as futuras gerações lembrem que você esteve aqui e que deixou um marco na história do mundo?
O apóstolo João nos lembra de que, amados por Deus, não somos apenas dados estatísticos neste planeta: “O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos” (1Jo 3.1). Somos filhos do Criador, seres especialmente amados e cuidados pelo Criador de todas as coisas, o excelso Deus, e colocados aqui, onde nós estamos, com um propósito e para uma missão: fazer com que o mundo todo conheça esse Deus maravilhoso e o seu imenso amor em seu Filho, Jesus Cristo. Jesus foi para enviado com a missão especial de salvar a humanidade, da qual também nós fazemos parte.
E quem era esse Jesus Cristo? Aqui na Terra ele era visto, no início, meramente como o filho do carpinteiro José e de Maria. Mas hoje o conhecemos como o Filho unigênito de Deus, o Salvador do mundo. E é nele em quem nos firmamos para sermos quem realmente nós somos: filhos amados de Deus!
Oremos: Querido Deus, agradecemos por teu imenso amor em Jesus, nosso Salvador, que, por sua graça nos deu a dignidade de sermos teus filhos e herdeiros do teu Reino. Mantém-nos nessa graça e fé. Por teu imenso amor por nós. Amém.