Publicado em: 19 de janeiro de 2025
Confissão para a salvação

Para: domingo, 19 de janeiro de 2025

Texto: João 1.43-51

“Então Natanael exclamou: — Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!” (Jo 1.49)

Há uma expressão popular que diz assim: “Como não pude ver? Estava bem debaixo do meu nariz!” Essa frase apresenta uma situação em que a verdade estava evidente, mas demoramos a reconhecê-la. Algo parecido aconteceu com Natanael. Seu ceticismo o fez duvidar de que Jesus, que viveu em Nazaré, pudesse ser o Messias esperado pelo seu povo. Ele conhecia as promessas sobre o Messias, mas foi incapaz de reconhecer sozinho que Jesus era o Salvador prometido. Foi preciso que Jesus o desconcertasse. Jesus o chacoalhou e o tirou de suas convicções e ceticismos.

Muitas pessoas do tempo de Natanael fizeram o mesmo por ignorância ou por orgulho. Não acreditavam que o filho do carpinteiro pudesse ser também Filho de Deus. Hoje, não é muito diferente. Muitos ainda não reconhecem Jesus como Senhor e Salvador. E, sejamos sinceros, nós também duvidamos de Jesus, por palavras, pensamentos, ações e omissões. Duvidamos quando tememos dar um testemunho particular ou público sobre Jesus. Duvidamos quando não o buscamos nas dificuldades, mesmo conhecendo as suas promessas. Duvidamos quando ignoramos as oportunidades de buscá-lo, na igreja ou na sua Palavra. Nossas atitudes e dúvidas mostram que somos iguais a Natanael e aos incrédulos do seu tempo. Somos parte do ateísmo da modernidade. Assim é o ser humano, quando ainda não reconhece Jesus Salvador.

Graças a Deus, nosso Pai, somos acordados desse ceticismo. Ele nos chama por meio de Jesus, que se aproxima de nós com seu amor e nos faz confessar como Natanael: “Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!” (Jo 1.49).

Oremos: Deus Pai, nosso Criador, graças te damos porque, através de Jesus, vens a nós e nos abres o entendimento para reconhecermos Jesus, Mestre, Filho de Deus e Salvador. Em nome dele. Amém.