Para: segunda-feira, 20 de abril de 2020
Texto: Salmo 4.1-5
“Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele.” (Sl 4.3)
“Inspira cuidados especiais!” Essa é uma expressão muito comum em nossos dias! A grande gama de doenças dos últimos tempos, as epidemias que acontecem por todo o mundo, levam muita gente a “inspirar cuidados especiais”. Cresce, também, o número e o tipo de profissionais especializados para atender essa grande demanda de cuidados especiais. Principalmente em áreas da psicoterapia.
Os tempos modernos parecem ter desenvolvido uma espiritualidade grandemente afetada pelo material, pelo físico e pelo instantâneo. Hoje as pessoas não se firmam mais na esperança, na paciência e na perseverança. Queremos tudo agora, já, de forma palpável.
Parece não ser muito diferente da época em que o rei Davi escreveu o texto do Salmo 4. No versículo 2 ele diz: “Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades?” Davi sabia que somente entregando a sua vida aos cuidados especiais de Deus, poderia encontrar a verdadeira vida, o socorro, a proteção, e o amparo que precisava. Mas Davi alerta: “Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele” (Sl 4.3). Quando confiamos, esperamos, tememos e amamos a Deus como nosso grande Criador e provedor para toda a nossa vida, encontramos e enxergamos todo o cuidado que Deus quer e pode dar a qualquer pessoa.
A maior prova desse cuidado especial de Deus pela humanidade se deu na estrebaria de Belém, na cruz do Calvário e na tumba vazia no Monte das Oliveiras. Ou seja, na vinda e na obra redentora de seu Filho amado, o Salvador Jesus, por todos nós. Confiemos, pois, a nossa vida ao cuidado especial desse Deus amoroso.
Oremos: Querido Deus, agradecemos por todo o cuidado que tens com a nossa vida. E pedimos que cuides sempre de todos nós com o teu imenso amor e com a tua excelsa graça. Por Jesus. Amém.