Para: domingo, 21 de março de 2021
Texto: Lucas 20.9-20
“Aí o dono da plantação pensou: ‘O que vou fazer? Já sei: vou mandar o meu filho querido. Tenho certeza de que vão respeitá-lo’.” (Lc 20.13)
Quem tem o direito de ficar com a herança? Não faltam histórias de pessoas que fazem de tudo para ficar com parte da herança de algum familiar. Causando divisões na família, parentes distantes e oportunistas buscam na última hora um “pedacinho do bolo”.
Deus criou o Universo e tudo o que existe ao nosso redor. Ele confiou ao ser humano o cuidado com a criação. Porém, com a desobediência e a queda em pecado, nós nos colocamos como donos de algo que foi nos dado para cuidarmos. Deus escolheu um povo, Israel, para cuidar da sua vinha e anunciar a todos os povos a promessa do Messias. Eles, contudo, viram-se como donos da vinha, chegando até a rejeitar o verdadeiro dono de tudo, que era e é Deus. É impressionante que toda a história narrada no Antigo Testamento é resumida na parábola que Jesus contou no pátio do Templo em Jerusalém.
Jesus começou dizendo: “Certo homem fez uma plantação de uvas”. Ele deixou-a aos cuidados de alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono da vinha enviou trabalhadores, os profetas. Alguns foram maltratados e outros tratados de modo vergonhoso. “Aí o dono da plantação pensou: ‘O que vou fazer? Já sei: vou mandar o meu filho querido. Tenho certeza de que vão respeitá-lo’.” (Lc 20.13). Os lavradores, nesse momento, não pensaram nas consequências dos seus atos pois já estavam de olho na herança. Então disseram: “Vamos matá-lo, e a plantação será nossa”.
Eles rejeitaram o Filho! Eles rejeitaram Jesus! “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas” (Lc 20.17). E nós? Será que nós temos direito a essa herança? Sim! Todos aqueles que recebem o presente Jesus, não o rejeitam mas nele confiam, têm a vida eterna, são filhos de Deus e herdeiros dos céus.
Oremos: Querido Senhor Jesus, obrigado por venceres a morte para nos dares vida eterna. Que a herança da salvação permaneça em meu coração. Amém.