Publicado em: 17 de setembro de 2022
Deus dá a vitória 

Para: sábado, 17 de setembro de 2022
Texto: Filipenses 1.27-30  

“Porque é Deus quem dá a vitória a vocês.” (Fp 1.28) 

Vitória é algo muito buscado e desejado em várias áreas da vida humana: nos esportes, no trabalho, nas disputas por poder, nos concursos culturais. E se fala muito em “vencer na vida”. Muitos, quando vencem, chegam a dizer: “Deus me deu essa vitória”. 

Porém, a vitória que Deus realmente nos dá é muito mais importante, profunda e transformadora do que qualquer vitória que tenhamos neste mundo, por maior que seja. O apóstolo Paulo diz que os cristãos, “por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo” e que “é Deus quem dá a vitória a vocês” (Fp 1.27-28). Mas de que vitória ele está falando, e pelo que os cristãos lutam, se Deus é quem dá a vitória? 

A vitória é do filho de Deus, Jesus Cristo, sobre a morte, o pecado e o Diabo. Ele venceu esses nossos inimigos em nosso lugar, com sua morte na cruz e sua ressurreição, não com coisas que perdem o seu valor como ouro ou prata, mas com seu precioso sangue, sangue inocente derramado por nós na cruz. 

A quem crê em Jesus como seu salvador, Deus dá a vitória sobre esses inimigos que não podemos vencer e que nos levam à separação de Deus, a uma vida de sofrimento sem fim. Por essa salvação não precisamos competir nem lutar. 

Lutamos sim, como cristãos, para viver de acordo com o evangelho de Cristo e para levar a sua salvação a cada vez mais pessoas que ainda vivem debaixo do peso do pecado e suas consequências: falta de paz, medo, angústias e incerteza quanto ao futuro, especialmente depois da vida neste mundo.  

Como cristãos, lutamos juntos para que a mensagem do evangelho leve mais pessoas a receberem a vitória que Deus dá, gratuitamente, a todos que creem em Jesus como seu único, verdadeiro e suficiente salvador. 

Oremos: Senhor Deus, agradecemos pela vitória que nos dás em Cristo e que nos garante o prêmio da vida eterna. Ajuda-nos a repartir essa vitória. Amém.