Para: Sábado, 06 de maio de 2017
Texto: 1 João 3.19-24
“Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo.” (1Jo 3.20)
Um senhor foi até a igreja falar com seu pastor. Ele tinha um problema que o atormentava e não lhe dava paz ao coração. Ele havia cometido um erro há muitos anos e pensava que não tinha perdão para ele. E a sua consciência o atormentava todos os dias.
O pastor ouviu esta pessoa e, depois, leu o versículo que está na primeira carta de João, capítulo 3, versículo 20: “Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo.” Que palavra consoladora! Se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração.
Você já passou por uma experiência assim? Já sentiu o seu coração condenar você? Quando marido e esposa têm problemas de relacionamento, por vezes um tem medo de abrir o coração para o outro. As pessoas acham que o outro não vai poder perdoar. Se um filho fez algo errado, por vezes tem medo de contar aos pais o que fez, porque pensa que o pai e a mãe não irão perdoar. O coração da pessoa a condena.
Mas Deus é maior do que o nosso coração. E conhece todas as coisas. Ele sabe o que se passa em nosso coração e pode nos perdoar e dar uma nova oportunidade. Por isso, quando o nosso coração nos condena, lembremo-nos sempre disso: Deus é maior do que o nosso coração.
Essa mensagem é libertadora. Ela nos livra dos tormentos da consciência e nos dá oportunidade para uma nova vida. Ela nos livra dos medos e das angústias e nos encaminha para uma vida de amor a Deus e ao próximo. Não precisamos ficar presos aos nossos erros e pecados. Deus nos liberta. Em Jesus Cristo temos perdão, vida e salvação. Deus é maior do que o nosso coração.
Oremos: Bondoso Pai, agradeço-te porque tu és maior do que nós e nos dás liberdade. Obrigado porque tu tiras de nosso coração toda a angústia e medo. Obrigado porque, por meio de Jesus, tu nos dás vida plena. Em nome de Jesus. Amém.