Para: segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Texto: Josué 2.1-13
“O Deus de vocês, o Senhor, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra.” (Js 2.11)
O texto bíblico de Josué, no capítulo 2, relata a chegada de dois espiões israelitas à cidade de Jericó. Depois de entrarem na cidade, os espiões foram parar na casa de uma prostituta chamada Raabe, a qual, possivelmente, também tinha um negócio de hospedagem.
Em nossos conceitos e preconceitos, é difícil acreditarmos que Deus tenha se utilizado de uma prostituta para cumprir seus propósitos, mas, de acordo com o relato bíblico, foi exatamente isso o que aconteceu.
Essa prostituta é mencionada em passagens bíblicas no Novo Testamento. No livro de Tiago, ela é elogiada pela sua atitude com os espiões, acolhendo-os e escondendo-os em sua casa. Diz o texto bíblico que “Deus a aceitou pelo que ela fez” (Tg 2.25). No livro de Hebreus, ela foi incluída entre os personagens bíblicos de grande fé em Deus: “Foi pela fé que Raabe, a prostituta, não morreu com os que tinham desobedecido a Deus, pois ela havia recebido bem os espiões israelitas” (Hb 11.31).
O fato é que, do pouco que sabemos da prostituta Raabe, conseguimos enxergar a ação do Senhor por meio dela, pois ela acolheu os espiões, confessou seu conhecimento a respeito de Deus e, além disso, confiou na promessa que aqueles espiões fizeram a ela: mesmo que Jericó fosse destruída, ela e sua família seriam preservadas.
Quando observamos os planos de Deus ao longo da história humana, ele sempre se utilizou e se utiliza de pessoas e situações que podem causar estranheza. O próprio Cristo, quando cumpriu o plano de resgate e salvação eterna, também foi questionado, ridicularizado e desacreditado, mas cumpriu o plano de Deus em nosso favor.
Por mais estranho que pareça, Deus também quer nos incluir e usar em seus planos. Que bom, não é mesmo?
Oremos: Amado Deus, ajuda-nos a enxergarmos os teus planos e usa-nos como teus instrumentos. Em nome de Jesus. Amém.