Para: terça-feira, 25 de janeiro de 2022
Texto: 1Coríntios 1.18-25
“Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana.” (1Co 1.25)
Após o fim de uma partida de futebol, um jogador foi entrevistado na saída do gramado. Ao ser perguntado sobre o desempenho de seu time, ele foi categórico, afirmando que seu time estava em outro patamar. A frase “viralizou”, virou meme, música e até hoje é repetida quando se faz alguma espécie de comparação. Para muitos, ao fazer tal comparação, o jogador demonstrou soberba em sua declaração e desprezou os seus adversários. Para outros, ele apenas havia afirmado a realidade.
No início da Primeira Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo também fez uso de uma comparação. Ele comparou as características de Deus com as características humanas. Paulo afirmou: “Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana” (1Co 1.25). Será que Paulo estava sendo soberbo?
No caso do jogador, sabe-se que em campeonatos de futebol os times têm altos e baixos. Já no caso do apóstolo Paulo, não podemos afirmar o mesmo. De fato, nenhuma sabedoria deste mundo, nem mesmo a dos filósofos gregos, tampouco o poderio bélico de um grande exército como o romano, são comparáveis à sabedoria de Deus e ao poder de Deus.
Deus está em outro patamar. Você até pode buscar sabedoria e poder nas coisas deste mundo, mas em algum momento eles irão falhar. O poder e a sabedoria de Deus são tão incomparáveis que, mesmo estando em outro patamar, Deus vem ao nosso encontro. Jesus, o Filho de Deus, se fez um ser humano e morreu por nós a fim de nos garantir uma vida sem comparação junto a Deus. De fato, Deus está em outro patamar.
Oremos: Amado Pai celestial, muitas vezes fico maravilhado com a sabedoria e o poder deste mundo que são falhos e passageiros. Ajuda-me a me apegar sempre a tua sabedoria e ao teu poder que se manifestaram de forma grandiosa por mim na cruz. Amém.