Para: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Texto: Marcos 12.38-40
“Jesus dizia ao povo: – Cuidado com os mestres da Lei.” (Mc 12.38)
Se você tivesse que alertar alguém – chamar-lhe a atenção para algum erro ou perigo – qual seria o motivo e o objetivo? Motivos não faltam: afastamento de Deus e de sua Palavra, vida imoral, vícios, infidelidade, corrupção, rancor, más companhias, entre outros.
Jesus denunciava e censurava aqueles que andavam no caminho da perdição. Ele queria despertar a consciência deles e encaminhá-los ao arrependimento. O evangelista Marcos, depois de registrar que uma numerosa multidão escutava com prazer o que Jesus ensinava, menciona que Jesus alertava o povo: “Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!” (Mc 12.38-40).
Jesus condena a hipocrisia dos mestres da Lei, que se orgulhavam de guardar a Lei de Deus, mas maltratavam o próximo. Mesmo que não sejamos como os mestres hipócritas, desobedecemos à Lei de Deus, por isso, precisamos nos arrepender. Sem um sincero arrependimento, sem a mudança de atitude na busca do perdão e da nova vida em Cristo, o castigo e a condenação valem para todos. O alerta de Jesus é: “Cuidado!”
Mantenhamo-nos sóbrios e vigilantes, e não desprezemos a oportunidade do perdão e da nova vida que temos em Cristo, o Salvador. Aceitemos as repreensões e censuras da Palavra de Deus e, com amor, chamemos a atenção daqueles que estão no caminho da perdição.
Oremos: Querido Jesus, agradeço-te pelas repreensões e pelos alertas que encontro em teus ensinamentos. Ajuda-me a dar testemunho da tua verdade e do teu amor. Por tua graça e para a tua glória. Amém.