Para: terça-feira, 08 de novembro de 2022
Texto: Malaquias 1.1-5
“O Senhor diz ao seu povo: — Eu sempre amei vocês.” (Ml 1.2)
Deus tinha mandado o profeta Malaquias entregar uma mensagem ao povo de Israel, a mensagem era esta: “O Senhor diz ao seu povo: — Eu sempre amei vocês” (Ml 1.2). Parece estranho, pois isso já tinha sido dito muitas vezes. E o povo era testemunha de que Deus o amava. Será que era necessário Deus mandar um profeta dizer aquilo que o povo já sabia? Por que Deus mandou anunciar essa mensagem?
Acontece que o antigo povo de Israel volta e meia se desviava da lei de Deus. Havia muita corrupção entre o povo e, para muitos, tanto fazia ter um Deus ou não ter. E o povo também se queixava da ausência de Deus.
Em lugar de mandar um castigo, Deus mandou o profeta dizer que ele amava esse povo. Isso mostra o quanto era grande a paciência de Deus, mas também era um chamado para o povo reavaliar sua vida com Deus.
Vivemos em um tempo em que há muitas coisas erradas, conforme a lei de Deus, e muitos se desviam da vontade dele. Será que Deus pode mandar algum castigo por causa disso? Certamente pode, caso não haja arrependimento. Porém, antes de pensarmos num castigo divino, temos de lembrar que Deus nos chama para voltarmos para ele e confiarmos no seu amor. E, para mostrar esse amor, ele enviou seu filho Jesus, para carregar a sua cruz e nela morrer, como pagamento pelos nossos pecados.
Deus continua mandando seus profetas para anunciarem que ele ama a todos, mas quer que todos voltem para ele. O nosso Senhor Jesus falou desse amor de Deus ao dizer que: “Deus amou o mundo tanto, que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
Oremos: Querido Deus e Senhor, obrigado porque em Cristo Jesus sempre nos amaste. Que nada neste mundo nos faça duvidar do teu amor ou nos afastar dele. Ajuda-nos a mostrar para o mundo que amas a todos. Em nome de Jesus. Amém.