Para: sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
Texto: Lucas 2.22-40
“O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor.” (Lc 2.25-26)
Simeão tinha um desejo antes de morrer. Ele queria ver Jesus. Os pais de Jesus cumpriram a missão que Deus lhes havia confiado e o levaram ao Templo para ser apresentado. Foi lá que Simeão, já idoso, teve sua última vontade realizada.
O Espírito de Deus lhe prometeu que ele não morreria antes de ver a Cristo, o Salvador, conforme escreveu o evangelista Lucas: “O Espírito Santo estava com ele e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor” (Lc 2.26). Ele esperava por isso e queria ter essa consolação antes de partir.
Quando Simeão encontrou Jesus, ele o pegou no colo e expressou o conforto que ele sentiu e precisava e que não era só para ele, mas para todos os povos e todas as pessoas. Todo o mundo vai poder usufruir da sua paz, da sua salvação e luz.
Mas Simeão previu que alguns iriam recusar essa paz e isso se tornaria em ruína para essas pessoas. O apóstolo Paulo expressou isso dizendo que “a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas, para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1.18).
O Espírito marcou um encontro entre Simeão e Jesus e marca encontros ainda hoje, como faz agora, entre você e Jesus. Ele faz isso de formas especiais, como fez com Simeão, mas o certo é que ele faz isso no batismo e na Palavra, para convencer nossa mente e coração a esperar em Jesus e receber dele o seu colo, o conforto, a sua luz e a sua salvação. Simeão partiu em paz, pois creu em Jesus, o Príncipe da Paz. Nós podemos viver e partir em paz, graças ao Espírito, que marca encontros entre nós e Jesus.
Oremos: Senhor Deus, graças te damos pelo teu Espírito, que marca encontros entre nós e Jesus. Dá-nos a paz que o mundo não pode dar e faze com que ela nos acompanhe todos os dias da nossa vida, até o fim. Amém.