Para: quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Texto: Salmo 24
“Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas.” (Sl 24.3-4)
Há pessoas que gostam de colecionar fotos de igrejas. A ideia é observar estilos diferentes, materiais utilizados e as obras de arte. Os templos causam admiração por suas características físicas mas também nos lembram de que necessitamos de paz com Deus. O Salmo 24 possivelmente se refere ao retorno da arca da aliança. Nela foram colocadas coisas especiais como as tábuas dos Dez Mandamentos. E a arca foi feita sob a ordem de Deus para ser símbolo da presença de Deus no tabernáculo, que era um templo móvel em tempos de peregrinação pelo deserto.
E a pergunta delicada que o salmo faz é: “Quem pode ficar no seu santo Templo?” Quem pode entrar no lugar sagrado, na presença de Deus, no ambiente de pureza? A resposta do salmista é que somente pode ficar na igreja aquele que “é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas” (Sl 24.4). Em outras palavras, ninguém.
Todos temos uma herança complicada que é a imperfeição ou pecado. Essa imperfeição está no pensamento, nas ações e também se esconde nas omissões. Como diz o Salmo 53.3: “Mas todos caíram, se desviando assim do caminho certo, e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o que é direito, não há mesmo nem uma só pessoa”. Por isso, a pergunta: quem pode ficar no santo Templo do Senhor Deus?
Neste tempo de Natal, lembramos que Deus agiu para que pudéssemos entrar no seu Templo, para estarmos na sua presença santa. Somente por causa do Natal podemos ficar no Templo pois, com o nascimento de Jesus, todos os que estão longe de ser corretos no agir e limpos no pensar recebem perdão, reconciliação e paz. O Natal, a vinda de Jesus, é a solução para ficarmos junto a Deus por toda a eternidade.
Oremos: Santo Pai, obrigado porque agora podemos ficar na tua casa por causa do teu amor e do perdão que nos é dado por meio do teu Filho Jesus. Amém.