Para: sexta-feira, 27 de maio de 2022
Texto: Atos 1.12-26
“Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele.” (At 1.14)
O que costumamos fazer enquanto esperamos? Diversas são as situações em que é necessário um tempo de espera. Podem ser coisas bem simples como em uma fila para um atendimento ou coisas mais complexas como para o resultado de um exame. Muitas vezes precisamos esperar, mas o que fazer nesse tempo?
Antes de subir ao céu, Jesus ordenou que seus discípulos ficassem em Jerusalém esperando até que o Espírito Santo descesse sobre eles. E o que eles ficaram fazendo? O texto de Atos dos Apóstolos nos diz: “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele” (At 1.14). Enquanto esperavam, eles oravam. Certamente oravam pelo derramamento do Espírito Santo que havia sido prometido por Jesus e, orando, se colocavam em comunhão com Deus e uns com os outros. Assim, permaneciam firmes, unidos e na dependência de Deus.
Esperar e orar estão ligados e precisamos nos lembrar disso. Andamos muito ansiosos e preocupados porque esquecemos que Deus está cuidando de tudo. Assim, quando oramos estamos dizendo para nós mesmos que podemos ficar tranquilos e esperar pacientemente, pois Deus está no controle.
O povo de Deus, por muito tempo, esperou a vinda do Salvador e Jesus veio, conforme prometido por Deus, para resgatar a humanidade da morte eterna e oferecer a todos o perdão, a vida e a salvação. Nós aguardamos ansiosos a sua volta, como ele mesmo prometeu. Esperamos com todos os cristãos, unidos em oração, pedindo que ele venha para nos levar para o céu.
Portanto, seja nas coisas desta vida, simples ou complexas, seja naquilo que se refere à nossa salvação, podemos sempre esperar com tranquilidade, em oração, colocando tudo nas mãos de Deus que está cuidando de nós.
Oremos: Amado Deus, ajuda-nos para que nosso tempo de espera seja também um tempo de oração, colocando nossa vida nas tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.