Publicado em: 17 de maio de 2024
Eu os levarei de volta 

Para: sexta-feira, 17 de maio de 2024
Texto: Ezequiel 37.1-14  

“Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel.” (Ez 37.12) 

Na Bíblia encontramos muitos relatos históricos, em especial sobre a história do povo de Israel. Um povo que começa com Abraão e torna-se uma grande nação. Uma nação que foi escolhida por Deus para ser luz. Dessa nação viria o Salvador do mundo: Jesus Cristo. 

A história desse povo é cheia de altos e baixos. Eles tiveram lindas cidades. A mais importante dessas cidades foi Jerusalém. As suas cidades foram destruídas e seu povo levado como escravo por outras naçõesMas o povo judeu sempre foi um povo orgulhoso da sua história e das suas conquistas. Muitas vezes tiveram vitórias fantásticas, todas elas provenientes do poder e do amor de Deus. 

Só que, assim como nós, o povo de Israel se afastou de Deus, não cumpriu os seus mandamentos e, inclusive, foi idólatra. As consequências foram terríveis. Uma das consequências mais marcantes foi a escravidão. Muitos judeus foram levados como escravos para a Babilônia. Eles estavam muito tristes e com saudades de sua terra, a Terra Prometida e dada por Deus. Porém, eles não tinham forças para voltar, para vencer os seus inimigos e retornar. 

Então o profeta Ezequiel recebe uma visão do amor e da misericórdia de Deus: “Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel” (Ez 37.12). E de fato isso aconteceu. Eles foram trazidos de volta e reconstruíram as suas vidas na Terra Prometida. 

Deus diariamente procura nos trazer de volta. E ele faz isso por meio da fé em Cristo Jesus. Ele nos convida a voltarmos para ele, nos oferece o perdão de pecados. Por isso, confie em Jesus. Não fique longe: ele quer trazer você de volta. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por me amares e me convidares diariamente a estar contigo. Ajuda-me, Senhor. Amém.