Para: domingo, 11 de setembro de 2022
Texto: Mateus 18.21-35
“Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? — Não! — respondeu Jesus. — Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.” (Mt 18.21,22)
Cada vez mais as pessoas estão tomando consciência de que, para manter o corpo saudável, é importante exercitar-se e ter uma alimentação adequada. Assim, muitos esperam viver mais e melhor.
De igual forma, para vivermos um cristianismo saudável, é necessário que nos alimentemos da Palavra de Deus. Dessa forma, o Espírito Santo nos manterá firmes na fé, para vivermos o perdão dos pecados no dia a dia. Quando, pela Palavra de Deus, sabemos que o perdão dos pecados é garantido por Jesus, que morreu na cruz em nosso lugar, então esse perdão vai refletir também em nossas ações com nossos irmãos na fé. Perdoar, portanto, é um exercício da fé cristã.
Sobre esse assunto do perdão, os discípulos também tinham dúvidas. Para o pensamento judeu, perdoar alguém três vezes já era algo extraordinário. A pergunta de Pedro sobre quantas vezes era necessário perdoar vinha ao encontro da nova vida que Jesus estava trazendo a eles, quando ensinava sobre o que é o amor verdadeiro. A resposta de Jesus sobre se era necessário perdoar até sete vezes foi: “Não! Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes” (Mt 18.22).
Fazer exercícios é uma decisão. Exercitar o perdão também é uma decisão que só pode ser tomada por causa da fé verdadeira. Se perdoar é um exercício da fé, é bom lembrarmos que só poderemos exercitar a vida de perdão alimentando a nossa fé com a Palavra de Deus. Jesus não disse que é fácil perdoar. O que ele disse é que pela fé e com o perdão que recebemos de Deus sem merecermos, também perdoaremos, sem precisar ficar contando quantas vezes alguém já nos ofendeu. É por isso que ao orarmos o Pai-nosso dizemos: “Perdoa-nos as nossas dívidas ou ofensas, assim como nós perdoamos os nossos devedores, ou a quem nos tem ofendido”.
Oremos: Senhor Jesus, perdoa-nos de todos os nossos pecados e ajuda-nos a perdoar aqueles que pecam contra nós. Amém.