Para: sexta-feira, 07 de junho de 2024
Texto:
“Um dia a menina disse à patroa: — Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença.” (2Rs 5.3)
O texto bíblico de 2Reis 5 apresenta uma história curiosa e um exemplo de testemunho. De um lado, estava um comandante sírio respeitado, e, de outro, uma menina israelita escravizada. Mesmo numa condição que não lhe agradava, a menina viu uma oportunidade para testemunhar.
Por conta de seus pecados, e contrariando os alertas dados por Deus para que mudassem e evitassem o cativeiro, Deus permitiu que os israelitas fossem escravizados pelos sírios. Aquela menina, provavelmente separada dos pais, foi servir à mulher de Naamã. Ela não estava no lugar onde desejava. Mas, naquela situação adversa, sabendo que Naamã sofria com uma terrível doença, “um dia a menina disse à patroa: — Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença” (2Rs 5.3). O comandante Naamã poderia ter ignorado o que a insignificante menina lhe disse. Mas, o vigor do testemunho causou impacto e ele foi atrás do profeta.
O Deus dos israelitas era conhecido dos sírios e dos povos vizinhos. Naamã foi e levou muitos presentes: prata, ouro e roupas finas. Mas, nada disso era necessário. Para a cura, sete mergulhos no rio Jordão. “Só isso? É muito pouco! Será que a cura não exigiria um sacrifício maior?”, pensou Naamã. Não! Tampouco foram os sete mergulhos, mas, a fé de que aquele era um verdadeiro profeta de Israel que, em nome do Deus de Israel, realizava essas curas.
Não foi preciso presentes caros nem qualquer sacrifício. Não foi preciso discursos nem pregações da menina. Um testemunho singelo. Uma recomendação breve. E Naamã estava curado. Faça o simples você também. Como um dia o amor de Jesus chegou a você, testemunhe da fé salvadora em Jesus onde Deus colocar você.
Oremos: Ó Senhor, como aquela menina, quero servir e testemunhar onde tu me colocares. Que eu seja instrumento para levar a fé e a cura às pessoas que ainda não conhecem a tua salvação por meio de Jesus. Amém.