Para: quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Texto: 2Timóteo 1.1-7
“Escrevo a você, Timóteo, meu querido filho na fé. Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você! (2Tm 1.2)
“Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!” (2Tm 1.2). Essa oração é a saudação feita pelo apóstolo Paulo nas cartas ao jovem Timóteo. Você compreende o que o apóstolo estava desejando a Timóteo? Você sabe o que é a graça de Deus e o quanto nós precisamos dela?
A palavra “graça” aparece cento e cinquenta vezes no Novo Testamento bíblico. E quando a Bíblia fala em “graça”, ela está se referindo à essência do amor de Deus, concretizado mediante o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Para entender melhor o que é a graça de Deus, podemos pensar na expressão “de graça”. “De graça” é algo que se recebe gratuitamente, de presente, sem merecimento, pagamento ou retribuição. Por meio de Jesus, Deus oferece gratuitamente algo que todos os seres humanos precisam e que ninguém merece ou é capaz de comprar: perdão dos pecados. E com o perdão, temos vida eterna.
Para conceder essa graça, Deus coloca ao nosso dispor os seguintes meios: a sua santa Palavra, o batismo e a santa ceia de Jesus. Se queremos a graça de Deus, precisamos usufruir desses meios que nos conduzem e mantêm na fé em Jesus Cristo.
Em Jesus Cristo, Deus se faz presente. Ele oferece a sua graça, mostra-se misericordioso e traz paz ao nosso coração. Por isso, o meu desejo para você também é “que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!” (2Tm 1.2). Que você receba o presente do perdão e da salvação eterna com alegria e gratidão em seu coração.
Oremos: Obrigado, Senhor, pela graça que me é alcançada por meio de Cristo Jesus, meu Senhor e Salvador. Obrigado pela tua misericórdia e pela paz que concedes ao meu coração. A tua graça é tudo o que eu preciso. Amém.