Publicado em: 14 de fevereiro de 2025
Deus abençoa

Para: sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Texto: 1Reis 17.8-16

“Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz isto: ‘Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva’.” (1Rs 17.14)

O profeta Elias viveu em uma época na qual as pessoas haviam abandonado a adoração ao Deus verdadeiro e estavam adorando o deus falso chamado Baal. Elias continuou firme em sua fé e em seu serviço ao Deus verdadeiro, chamando atenção para o erro de adorar Baal e anunciando a necessidade de arrependimento e mudança de vida. O profeta Elias anunciou um grande período de seca, enquanto o povo de Israel não abandonasse seu pecado. Os adoradores de Baal haviam matado quase todos os profetas do Deus de Israel, Elias foi o único que conseguiu escapar, mas estava sendo perseguido.

Deus protegeu e sustentou o profeta nesse período de perseguição, seca e fome. Primeiro, Deus mandou corvos levarem comida para ele, depois Deus orientou Elias que fosse até Sarepta, onde uma viúva iria sustentá-lo. 

Chegando à casa da viúva, Elias pediu água e que ela fizesse um bolo para ele. A mulher argumentou que tinha apenas um resto de farinha e de azeite, o suficiente apenas para um bolo, que ela iria fazer e junto com seu filho comer e depois esperar a morte. Então o profeta disse: “O Senhor, o Deus de Israel, diz isto: ‘Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva’” (1Rs 17.14). A viúva confiou nele, fez o bolo para Elias e aconteceu conforme a palavra do profeta.

Em meio aos problemas que a vida nos oferece, muitas vezes nos vemos sem força, e esperamos a morte, mas assim como Deus abençoou aquela viúva, ele promete nos abençoar também. Jesus disse que estaria ao nosso lado todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28.20). Quando os problemas parecerem maiores do que suas forças, lembre-se da viúva de Sarepta, confie em Deus, ele lhe dará forças para superar a dificuldade.

Oremos: Senhor Deus, ajuda-me na minha falta de fé, para que eu possa esperar com confiança em ti, por Jesus. Amém.