Para: quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
Texto: Tiago 4.13-17
“Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.” (Tg 4.14)
Estudiosos da mente humana dizem que temos a tendência de buscar, o tempo todo, uma certa “ilusão de controle”. Significa que tentamos explicar as coisas para nós mesmos de forma que acreditemos que temos alguma capacidade de controlar nosso futuro, quando na verdade, não temos nenhuma. Em excesso, essa ilusão de controle pode nos levar a correr riscos e sofrer sérias perdas na vida.
Nosso Senhor Jesus já dizia: “Nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso” (Mt 6.27). E o apóstolo Tiago escreveu o seguinte: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece” (Tg 4.14). Se não temos mesmo controle sobre o nosso futuro, como agir? Vamos viver de modo irresponsável, sem nos prevenir ou sem planejar? Vamos nos desesperar, achando que nada está garantido nem tem sentido? De modo nenhum!
O próprio apóstolo Tiago nos ensina a dizer: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15). Isso mesmo: “se Deus quiser”. Essa expressão, que usamos tantas vezes sem pensar, é a chave para lembrarmos que estamos nas mãos amorosas do Pai.
Não controlamos tudo. E nem precisamos controlar. O Deus bondoso, que deu o seu Filho Jesus por nossas vidas, também dirige os nossos passos em todo o tempo. A ele pertence o dia de amanhã e o que ainda resta de hoje. Confiamos no seu amor e por isso não há razão para desistir nem para nos desesperar.
Oremos: Senhor Deus, dá-nos sabedoria para planejar nossos rumos sabendo que a decisão final vem de ti. Não permitas que sejamos arrogantes ou que confiemos demais em nós mesmos. Faze-nos descansar em teu amor e agir movidos por ele. Em nome de Jesus. Amém.