Para: domingo, 20 de outubro de 2024
Texto: Marcos 10.23-31
“Para Deus, tudo é possível.” (Mc 10.27)
Quando criança, ele olhava maravilhado para o seu pai que era capaz de fazer toneladas de metal, plástico e borracha se moverem numa rodovia. Que arte era o manejar do volante, dos pedais e do câmbio! Para o menino, no alto dos seus seis anos, dirigir um carro era impossível. Mas, com o passar dos anos, ele foi percebendo que o impossível é questão de ponto de vista. Agora, já com quarenta anos, o menino que admirava o pai consegue dirigir um carro com certa facilidade, mas não consegue mais jogar futebol como fazia aos quinze anos. De novo, o impossível é questão de ponto de vista.
No Evangelho de Marcos 10, versículos 23 a 31, os discípulos percebem que a salvação e a redenção são impossíveis ao ser humano. Entrar no Reino dos Céus é impossível. A partir de nossa existência, nós olhamos para os nossos sonhos e percebemos que a felicidade parece algo impossível. Isso acontece porque, do nosso ponto de vista, pagar pecados e conquistar o perdão não estão ao alcance de nossas capacidades. Mas, do ponto de vista de Deus, tudo é possível. Ele é capaz de enviar o seu Filho para se entregar à morte a fim de sofrer o nosso castigo na cruz e, dessa forma, redimir a humanidade.
Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, amou a humanidade de tal forma que nos transformou de inimigos em amigos de Deus. Ele mostra que a nossa felicidade não reside nas riquezas ou em qualquer outra coisa, mas no poder e amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Oremos: Querido Deus, graças te damos porque fizeste o que é impossível a nós. Por teu amor e graça nos deste a salvação por meio da vida, obra e morte de Cristo Jesus, autor de nossa redenção. Em nome de Jesus. Amém.