Para: quarta-feira, 7 de dezembro de 2022
Texto: João 1.6-8
“João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz.” (Jo 1.8)
Nesta época as cidades ganham decoração especial e ficam lindamente iluminadas. Casas e comércios se enfeitam com lâmpadas coloridas, que piscam freneticamente. Os enfeites e luzes nos lembram de que o Natal está chegando. Mas essa beleza esconde um perigo: de as pessoas acharem que o Natal é só isso, só luzes, enfeites, decoração, presentes.
João Batista conhecia a necessidade de salvação do seu povo e tinha a missão de preparar o caminho para Jesus, Salvador do mundo. Alguns o confundiram, achando que fosse um profeta antigo que reviveu. Ou, que fosse o próprio Messias prometido. Mas João sempre deixou claro que era apenas o mensageiro a preparar o caminho. Aquele que viria era maior do que ele, do qual não merecia sequer desamarrar as correias das sandálias. Confirmando isso, o evangelista escreveu: “João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz” (Jo 1.8).
João Batista não era a luz, ele preparou o caminho para a luz de Deus. As luzes que vemos decorar as cidades no Natal são apenas enfeites, e podem se tornar em sombras se esconderem o verdadeiro sentido do Natal. Jesus é a mensagem do Natal. É urgente que as pessoas o conheçam como Salvador, pois o mundo tenta escondê-lo.
Aproveitemos o Advento e usemos formas criativas para anunciar Jesus como luz do mundo e Salvador de todos. Uma sugestão: escolher amigos que ainda não conhecem Jesus como seu Salvador e confeccionar cartões de Natal personalizados, em que a mensagem principal não sejam as festas e luzes artificiais, mas o próprio Jesus. Na internet há lindas sugestões. Espalhando essa mensagem teremos um excelente Natal com Jesus.
Oremos: Querido Pai, graças te damos por teres enviado Jesus para ser nossa luz. Assim como ele transforma a nossa vida, que possa transformar outras vidas através do nosso testemunho. Amém.