Para: quarta-feira, 31 de março de 2021
Texto: Hebreus 4.14-16
“O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas.” (Hb 4.15)
Você já tentou explicar algo para alguém e a pessoa não era capaz de compreender? Por exemplo, na língua portuguesa temos a palavra “saudade”. É difícil explicar esse sentimento para quem não é brasileiro. Em espanhol, por exemplo, seria “te estranho”. Em inglês, literalmente, seria algo como “te perdi”, ou “você faz falta”. E sabemos que saudade é muito mais que isso.
É de conhecimento geral que há gírias em todas as partes deste lindo e imenso país. “Bah!”, dito por um gaúcho, pode ganhar muitos significados. É aquela palavra que é usada para tudo. E assim é em todo país. Em cada estado há palavras que só fazem sentido no próprio estado. E tentar explicar isso para alguém que não nasceu na região, pode ser muito complicado. Gastam-se horas e, por fim, nem se sabe se “o recado foi passado”, se a expressão foi corretamente compreendida.
Pois bem, você já imaginou se Jesus Cristo, o nosso Salvador, não nos conhecesse a ponto de saber exatamente o que nos dói? Mas ele sabe. Ele nasceu no gênero humano, ele cresceu como um menino normal. Quando criança, ao machucar-se caindo, ele sentia as mesmas dores que qualquer outra criança sentiria. Quando adulto, as aflições só aumentavam à medida que seus passos o levavam para a cruz. Ele sentiu a tristeza da viúva enterrando o seu filho único. Ele sentiu o desespero dos leprosos e sentiu a ingratidão de noventa por cento deles. Ele chorou com as irmãs de Lázaro. E suou sangue carregando os nossos pecados.
“O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas” (Hb 4.15). Ele sabe exatamente o que você está passando neste momento. E ele estende a sua mão amorosa para socorrer e perdoar você. Ele não é incapaz de compreender a sua dor e os seus medos. Ele compreende e quer ajudar você, hoje e sempre.
Oremos: Senhor, sabemos que muito mais do que empatia, tu tens misericórdia de todos nós. Dá-nos sempre do teu amor. Amém.