Para: sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
Texto: Malaquias 3.1-7
“Pois ele será como o fogo, para nos purificar; será como o sabão, para nos lavar.” (Ml 3.2)
Há manchas que são difíceis de remover. Mães quase se desesperam ao verem o uniforme do filho ao retornar da escola. Quando uma roupa especial fica manchada, dá até vontade de chorar. Dependendo do tipo da sujeira, é preciso utilizar produtos especiais, ou contratar alguém especializado para removê-la.
Há uma mancha estampada em todo ser humano, dificílima de ser removida. Ela deixa marcas que estragam vidas e relacionamentos e é conhecida como pecado: “Não há nenhum justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (Ec 7.20). Essa sujeira está dentro de cada um de nós e vem à superfície em diferentes tamanhos e formatos. O profeta Malaquias denunciou aquela sujeira que se apresentava no formato de hipocrisia e de inversão de valores, o mal que vira bem e o bem que vira mal. Ao mesmo tempo, ele anunciou a promessa que o Senhor a removeria definitivamente: “Mas quem poderá aguentar o dia em que ele vier? Quem ficará firme quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo, para nos purificar; será como o sabão, para nos lavar” (Ml 3.2).
A mancha que é impossível de ser removida pelo ser humano pode ser lavada por Deus. Ele a elimina ao sujar o seu próprio Filho, lançando sobre ele todo o pecado, o que aconteceu na cruz: “O Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Is 53.6). A partir disso, o sangue de Cristo adquiriu a capacidade de remover qualquer sujeira, até a mais difícil, como nos diz o apóstolo João: “O sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado” (1Jo 1.7).
Boa sorte ao remover as manchas de suas roupas. Agora, com relação ao pecado, somente Jesus pode lavar o nosso coração. O sangue dele tem poder. Não há sujeira que resista!
Oremos: Senhor, para removeres a mancha do pecado, foi necessário o sangue do teu próprio Filho! Obrigado por tamanho cuidado e amor para que eu pudesse ficar impecavelmente limpo em tua presença. Como teu filho, conserva-me em integridade e pureza. Em nome de Jesus. Amém.