Publicado em: 03 de março de 2022
Limpeza e felicidade 

Para: quinta-feira, 3 de março de 2022
Texto: Salmo 32.1-7  

“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!” (Sl 32.1) 

O Salmo 32 faz parte de um conjunto de salmos didáticos, salmos que trazem sabedoria e entendimento. O seu tema principal é um assunto hoje deixado para um segundo plano, mas realmente importante para todos: o perdão dos pecados e a felicidade.  

A pandemia trouxe ao mundo inteiro novos hábitos, entre eles, a higiene. Nós estávamos acostumados a lavar as mãos, mas não tantas vezes e de forma tão exigente. Álcool em gel e outros produtos ajudam no processo de limpeza, especialmente para evitar o contágio.  

O rei Davi, autor do Salmo 32, sabia muito bem o que estava escrevendo inspirado pelo Espírito Santo. Os seus atos de adultério e assassinato indireto provocaram danos fortes na sua família, no seu reinado e, inclusive, no seu corpo: cansaço, choro, angústia. Davi levou tempo para reconhecer e confessar os seus pecados. Mas quando confessou, Deus o perdoou. Mesmo sendo rei e escritor de textos bíblicos, Davi não tinha nenhum mérito para negociar com Deus. O seu arrependimento e fé se apegaram na justiça de Deus como está escrito na primeira carta de João: “Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1Jo 1.8).  

Ter os pecados “apagados do mapa” é como ter a casa limpa de volta, purificada não com produtos de limpeza, mas com o sangue do Salvador Jesus. Talvez por isso se diz que, quando a pessoa não tem culpa, ela está de consciência limpa. Estar em paz com Deus traz a verdadeira felicidade e abre as portas da eternidade. Tudo por causa e obra do Senhor Jesus. Não deixe para amanhã, peça perdão hoje mesmo. 

Oremos: Querido Pai, meus pecados e erros, cometidos por palavras, pensamentos, ações e omissões me afastaram de ti. Por causa do sacrifício do teu Filho, apaga os meus pecados para que eu possa ser feliz novamente. Amém.