Publicado em: 06 de setembro de 2022
Livres do abandono de Deus 

Para: terça-feira, 06 de setembro de 2022
Texto: 1Samuel 18.6-16  

“O Senhor estava com Davi e havia abandonado Saul; por isso, Saul tinha medo de Davi.” (1Sm 18.12)  

Toda e qualquer forma de abandono é triste. Porém, há um abandono mais pesado e avassalador. É o estar abandonado por Deus. A Bíblia relata que, no Antigo Testamento, o então rei Saul foi extremamente desobediente às ordens do Senhor. Diante de tamanha desobediência, Deus retirou sua bênção de Saul, abandonando-o e até mesmo arrependendo-se de tê-lo colocado como rei. Sob esse cenário, Deus escolhe Davi para ser o novo rei e, a ele, dá a sua bênção. Isso é registrado pelo profeta Samuel: “O Senhor estava com Davi e havia abandonado Saul; por isso, Saul tinha medo de Davi” (1Sm 18.12).  

Diante de tal fato, podemos nos questionar se nossas vidas também estão debaixo desse abandono de Deus. Afinal, a desobediência também está em nosso coração. Não vivemos a vida que o Senhor nos orienta a viver. Nosso coração é mau, é pecador. Ao invés de amarmos, julgamos. Ao invés de cuidarmos, somos indiferentes. Ao invés de abraçar, nos distanciamos. Precisamos confessar que também somos desobedientes. E que, por sermos pecadores, também merecemos ser abandonados pelo Senhor. Nosso pecado nos condena.  

Mergulhados nesse terror de consciência, somos convidados a olhar para a cruz. Dela emana o mais doce bálsamo para nossas culpas. Na cruz, Jesus foi abandonado por Deus. Ele assumiu todo o nosso pecado. Crucificado, o abandonado clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”. Jesus colocou em seus ombros o abandono que deveria estar sobre nossas vidas. Graças a Jesus, há perdão para o pecado que nos condena. Com Jesus, estamos livres do abandono de Deus. Com Jesus, temos uma vida debaixo dos cuidados do Senhor. Pela fé nele podemos viver na certeza do que está escrito: “Deus disse: Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei” (Hb 13.5). 

Oremos: Senhor, perdoa nossa desobediência e fortalece-nos na fé em Jesus, aquele que foi abandonado na cruz para nossa salvação. Amém.